Carregando...

Due Diligence

Due Diligence

O processo de  “due diligence” se refere, em linhas gerais,  no levantamento de todas as informações e dados relativos a um determinado aspecto de uma empresa (financeiros, jurídicos, administrativos, de gestão, de pessoal, entre outros), para que sejam avaliados por um possível comprador ou investidor que queira adquirir esta empresa, diminuindo seus riscos na hora de fechar o negócio ou então, análise de todas as informações de um determinado imóvel, seus proprietários atuais e antecessores, situação cadastral municipal, ônus em processos judiciais e administrativos, dentre muitas outras, para que não ocorram riscos e prejuízos após a compra.


I - Due Diligence Imobiliária
Na due diligence imobiliária, nossos profissionais irão preparar um check list exaustivo de documentos de um determinado imóvel e analisar os mesmos, de forma minuciosa, de modo que diminuam também ao máximo o risco envolvendo a aquisição ou a venda do imóvel.
Este serviço pode ser prestado tanto para o vendedor (organizando toda a documentação necessária para agilizar o processo de negociação e venda) quanto para o comprador (que quer ver analisada toda a documentação do imóvel que pretende adquirir, buscando a maior segurança possível).

Ao final dos estudos e análise de toda a documentação, nossa equipe emitirá um parecer contendo o resultado das averiguações levadas a efeito,  com a opinião do profissional quanto aos possíveis riscos do negócio, inclusive se existe risco de fraude contra credores, fraude à execução em razão de dívidas de proprietários anteriores. Tudo para evitar que o novo adquirente venha a futuramente perder o imóvel adquirido.


II- Due Diligence em Fusões e Aquisições
Nas fusões e aquisições, é recomendável uma profunda e pormenorizada investigação em todos os aspectos jurídicos de uma companhia objeto de qualquer modalidade de aquisição. Esta investigação pode abranger aspectos pessoais dos sócios, o potencial de crescimento do negócio, o nível de competição do setor, implicações financeiras, dentre outros, destinando-se sempre à conclusão sobre a viabilidade da operação.

Além disso, as particularidades inerentes às operações podem exigir o trabalho conjunto de profissionais de várias áreas, com vistas à apuração dos riscos relativos à atividade desenvolvida pelas empresas.

De suma importância, a demarcação e análise dos passivos tributário, trabalhista, previdenciário, civil e ambiental, os quais podem gerar responsabilidades vultosas (imediatas e futuras) e que, se não forem bem e previamente dimensionados, podem até mesmo inviabilizar o projeto empresarial.